Maracajá FM










segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Só 41% dos bebês no Brasil são alimentados com leite materno

De acordo com dados do Ministério da Saúde, apenas 41% dos bebês menores de seis meses no Brasil são alimentados exclusivamente com leite materno. A taxa é semelhante à média mundial, calculada em menos de 40% pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Segundo a organização, o ideal seria que 90% a 100% das crianças com essa faixa etária fossem alimentadas exclusivamente com leite materno.

O Ministério da Saúde informou que a estratégia deste ano para aumentar essa porcentagem será conscientizar a sociedade de que o hábito precisa ter o apoio não só da família, mas também dos profissionais de saúde e empregadores, entre outros.

Na abertura do evento para a Semana Mundial de Amamentação, que ocorreu nessa segunda feira no Rio de Janeiro, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou o Guia dos Direitos da Gestante, em conjunto com a Unicef (Programa das Nações Unidas para a Infância). A publicação tem o intuito de capacitar agentes à saúde a transmitir informações sobre o direito das mães à amamentação.

Segundo o Ministério da Saúde, o leite materno é tudo o que o bebê precisa até os seis meses. É um alimento de fácil digestão que funciona como vacina, protegendo a criança contra doenças, como diarreia, infecções respiratórias e alergias.

Para as mães, a amamentação contribui para a perda de peso após o parto e ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, reduzindo o risco de hemorragia e anemia. O aleitamento também diminui as chances de desenvolver diabetes e câncer de mama e de ovário. 

Por Minha Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário