Maracajá FM










terça-feira, 26 de novembro de 2013

Na contramão do restante do Brasil, RN tem aumento do déficit habitacional

O déficit habitacional teve aumento de 3% no Rio Grande do Norte entre 2007 e 2012, na contramão da Brasil, onde houve queda de 6,2%, informou hoje (25) um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Eram 108.081 residências no primeiro ano analisado e passaram a 111.308 no ano passado.

Déficit habitacional é uma expressão que se refere à quantidade de cidadãos sem moradia adequada.
No Nordeste, o aumento do estado potiguar só não foi maior que o de Sergipe, onde houve crescimento de 16,2% no déficit. Todos os outros estados tiveram queda.

Para o estudo, o Ipea levou em consideração dados recentes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apesar do aumento absoluto, o número de pessoas em moradias precárias com relação ao total de residências no estado diminuiu 11% no RN. Mesmo assim, foi a segundo menor diminuição entre os nordestinos. Com exceção de Sergipe (0%) e Paraíba (-13,8%), todos os outros tiveram redução superior a 20%.

Além disso, em 2012, as habitações precárias representavam 11,3% do total de habitações em território potiguar – a segunda maior proporção da região nordestina, na frente apenas do Maranhão, onde essa proporção é de 21,2%, a mais alta do País.

*defato

Nenhum comentário:

Postar um comentário