Maracajá FM










sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Número de mortes no trânsito do RN cresce quase 50% em 10 anos, diz estudo

O número de mortes em acidentes de trânsito no Rio Grande do Norte cresceu quase 50% entre 2001 e 2011. O dado faz parte do estudo nacional 'Mapa da Violência 2013: Acidentes de Trânsito e Motocicletas', divulgado nesta quinta-feira (21).

O índice registrado no estado é superior ao crescimento nacional, que foi de 27%. De acordo com a pesquisa, em dez anos no estado potiguar foi registrada uma taxa de 42,7 mortes por acidentes de trânsito levando em consideração a população total.

A pesquisa mostra também que enquanto que em 2001 foram registrados 417 óbitos de acidentados no RN; em 2011 foram 595 mortes. À nível de Nordeste, o estado potiguar foi o que apresentou menor crescimento de mortes no trânsito.

No ranking regional, o estado do Maranhão liderou o índice de óbitos nas estradas. De acordo com o Mapa da Violência, João Pessoa, Natal e Maceió foram as únicas capitais nordestinas que apresentaram redução no número de mortes por acidentes de trânsito.

O estudo foi realizado pelo sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, com apoio da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (FLACSO) e do Centro Brasileiro de Estudos Latino-americanos (CEBELA). As principais fontes utilizadas para o estudo foram o Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde e, para os dados internacionais, a Organização Mundial da Saúde. Segundo o relatório, quase um milhão de brasileiros morreram entre 1980 e 2011 em acidentes de trânsito do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário