Maracajá FM










terça-feira, 19 de novembro de 2013

RN tem 14 mortes entre torcedores

O Rio Grande do Norte tem 14 mortes envolvendo supostas rixas entre torcidas organizadas, neste ano de 2013. Os casos mais recentes foram registrados na última sexta-feira, em Natal. As vítimas foram dois jovens torcedores do ABC, mortos a tiros poucas horas após a vitória do time potiguar sobre o alagoano ASA de Arapiraca. Ainda não há pistas sobre as mortes, investigadas pela Polícia Civil, mas desde já a Polícia Militar já demonstra não acreditar que a motivação para ambos tenha sido desavença entre torcidas. Já o Ministério Público pede mais atenção a esses crimes.

A TRIBUNA DO NORTE trouxe matéria no último domingo mostrando pesquisa em que aponta o motivo do afastamento do torcedor potiguar dos estádios: medo da violência. Segundo o Smart Opinião Pública e Mercado, 71,52% dos entrevistados disseram que não vão aos jogos devido à violência.

Já o Conselho Estadual de Direitos Humanos, em levantamento feito este ano, mostra que só em 2013 foram 14 casos em que integrantes de torcidas organizadas ou simpatizantes de clubes perderam a vida tendo esse como sendo o suposto motivo. A maioria das vítimas, como nos dois casos da semana passada, são jovens. “O que acontece é que não há investigação e o crime é esquecido, arquivado. Não estamos vendo nenhuma resposta concreta”, afirmou Marcos Dionísio, presidente do Conselho.

Para ele, é preciso traçar um perfil de quem são os integrantes de torcidas organizadas, além de fazer um trabalho de prevenção. As mortes não são exclusivas da capital. Foram duas em Mossoró, duas em Parnamirim,  e mais uma em Taipu, distante 50 quilômetros de Natal. Dionísio se mostra surpreso com o número de homicídios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário