Maracajá FM










quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Estudo mostra que 37 policiais e agentes penitenciários foram mortos no RN em 3 anos

Dentro de um período de três anos, a violência urbana no Rio Grande do Norte vitimou pelo menos 37 policiais e agentes penitenciários. É o que revela um recente levantamento divulgado por dois pesquisadores que estudam a segurança pública potiguar.
O estudo mostra que em 2011 foram 15 casos e 2012 e 2013 registraram 11 mortes cada ano. O levantamento publicado nessa segunda-feira (06) pelo Consultor de Segurança Pública da OAB/RN Mossoró, Ivenio Hermes, e pelo Presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos/RN, Marcos Dionísio, retrata o quadro de vitimização ocorrido entre os agentes da lei.
O levantamento também traz a incidência de homicídios por função. Em 2013 foram nove policiais militares mortos e dois agentes penitenciários. No ano anterior foram vitimados oito PMs, dois policiais civis e um agente penitenciário.
E em 2011 a violência vitimou 13 PMs, um policial civil e um agente penitenciário. Além das mortes, a pesquisa também levantou os casos de lesões corporais causadas por armas de fogo e armas brancas sofridas por policiais no RN.
Segundo as estatísticas, dentro de três anos houve um aumento expressivo acerca dessas ocorrências. Em 2013 foram 16 casos; nove em 2012; e um em 2011. O estudo também questiona dados divulgados pelo Estado que apontam três mortes de agentes de segurança em 2011 e sete mortes em 2012 no RN.
*defato.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário