Maracajá FM










quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

ANS pune 111 planos de saúde

Brasília (AE) - A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) proibiu a venda de 111 planos de saúde de 47 operadoras. A medida, que começa a vigorar na sexta-feira, dia 21, é uma punição pelo desrespeito aos prazos mínimos para marcação de consultas, exames e cirurgias e pela recusa em prestar atendimentos ou fazer reembolsos. A suspensão é por três meses.  Do conjunto de 111 planos, 28 já estavam com a comercialização proibida desde novembro, data da última avaliação. Esses não conseguiram apresentar melhora e, por isso, permanecem fora do mercado. Das 47 operadoras, 31 também estão com a comercialização suspensa desde novembro. 

O acompanhamento das operadoras de saúde começou a ser feito pela ANS em dezembro de 2011, quando passou a vigorar a resolução com prazos máximos para marcação de consultas, cirurgias e procedimentos. Depois disso, oito avaliações foram feitas. Empresas que figuraram entre as campeãs de reclamações por duas avaliações seguidas têm a suspensão temporária da venda de planos. Aquelas inscritas na lista quatro vezes seguidas podem ser punidas com a direção técnica - uma espécie de administração monitorada oficialmente. 

Nesta oitava edição, foram registradas queixas de 17.599 usuários, referentes a 523 planos - maior número já registrado. Na primeira avaliação, entre dezembro de 2011 e março de 2012, foram analisadas 2.981 queixas. Para o ministro da Saúde, Arthur Chioro, a maior procura não está relacionada com a piora na qualidade do atendimento ou com a pouca eficácia da suspensão temporária. “Esse é um recurso que está ganhando credibilidade entre a população. É natural o aumento da demanda”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário