Maracajá FM










quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Meteorologistas fecham previsão nesta sexta-feira

A previsão meteorológica para o Rio Grande do Norte será divulgada nesta na sexta-feira (21), às 10 horas, no auditório da Governadoria. Hoje e amanhã, meteorologistas dos estados do Nordeste e de centros de pesquisa do País estarão em Natal para a III Reunião de Análise e Previsão Climática para o Norte do Nordeste do Brasil. A reunião define o quadro. O encontro ocorre na sede da Emparn, na Estação Experimental do Jiqui, em Parnamirim, e, acontecerá o encerramento com a divulgação do documento final.

A projeção para a quadra chuvosa de março a maio, período em que geralmente ocorrem as chuvas no semiárido Norte-rio-grandense, é  de chuvas regulares, em torno de 600 a 700 milímetros.

As últimas chuvas registradas na Região do Seridó normalizou o abastecimento de água em Jucurutu, município a 262 quilômetros de Natal. O município deixa a situação de colapso no que ainda conta com 12 municípios do Estado. Os dados são da Caern, que estima com a previsão de chuvas até o próximo domingo (23), a melhoria no abastecimento de água em outros municípios que estão sofrendo com a estiagem no Seridó para atender a população.

As chuvas são decorrentes do fenômeno vórtice ciclônico de ar superior (circulação ciclônica de ventos em altas superfícies ou em áreas de baixa pressão) e abrangeram quase todas as regiões do Estado. As chuvas, de acordo com o chefe do setor de meteorologia, Gilmar Bristot, devem aumentar especialmente no oeste potiguar até o final da semana.  “Isto confirma o período pré-chuvoso e deverá se estender pelos próximos 15 dias. O pico era previsto para esta terça e quarta-feira e deve seguir até o final de semana”, disse Gilmar Bristot.

A continuidade de chuvas se deve a Zona de Convergência, que segundo Bristot, continua se deslocando do oeste potiguar rumo à região do Vale do Açu. “Já foi registrada a atuação no Ceará e a tendencia é que chega aqui na próxima semana”, disse.

As chuvas desta semana subiram ainda os níveis dos lençóis subterrâneos e mananciais que abastecem os municípios de Ouro Branco, Parelhas e Currais Novos. O Açude Itans, responsável pelo abastecimento de Caicó, também subiu 5 cm, mas o Departamento Nacional de Obras Contras as Secas (DNOCS) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) ainda não divulgaram os valores oficiais de medição de cada manancial que abastece estes municípios.


*Tribuna do norte 

Um comentário:

  1. Se a Notiçia é previsão,sai do inverno é responsável na questão, e quero lembrar uma previsão atenta a possível tragédia. As ruas vias Rodofense, pareçe mais estaçionamentos que vias transportes. Na Manuel Nobre, tem carros estaçionados dos opostos e em dias de pico. Uma falta de responsabilidade da secretária de transporte, visto que antes que aconteçe, a prefeitura pode evitar açidentes. Se as ruas servem Agora de estaçionamento, prejudicando o ir e o vir, a previsão certa é a morte, e nem digam que somos advinhos.

    ResponderExcluir