Maracajá FM










sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Operação da Polícia Civil no interior detém 20 e apreende drogas

Uma parceria entre a Polícia Civil e a Polícia Militar culminou na prisão de 20 pessoas no município de Caicó, Região Seridó. A Operação Conexão foi deflagrada na madrugada desta quinta-feira (11) e tinha como objetivo cumprir 28 mandados de prisão preventiva emitidos pela Justiça. Participaram da ação, 140 policiais civis, sendo 28 delegados, além de 40 PM’s de Caicó, inclusive da cavalaria que ajudou na atuação nos locais de difícil acesso. 

A equipe de inteligência da Polícia Civil começou a investigar o tráfico de drogas no município no dia 7 de março deste ano após receber uma espécie de mapa enviado pela população local. No desenho havia detalhes de ruas e avenidas onde a atuação das quadrilhas era mais eficaz como, por exemplo, nos bairros João paulo II, Adjunto de Dias e Soledade. O mapa também informava que o tráfico era mais intenso próximo à escolas e comércios.

Nos cinco meses de investigação foram apreendidas outras 15 pessoas integrantes das quadrilhas de Caicó. As 35 pessoas detidas no total têm envolvimento com homicídio, latrocínio e roubo, além do tráfico de drogas. A delegada Sheila Freitas, responsável pela Divisão Especializada em Investigação ao Crime Organizado (Deicor), presidiu a ação ao lado dos delegados Ben-Hur Medeiros e José Carlos Carlos de Oliveira.

Um fato chamou a atenção da delegada Sheila Freitas: o envolvimento de familiares na rede do tráfico em Caicó. “Os familiares se envolveram de tal forma que formavam uma verdadeira conexão e se tornavam reféns dos traficantes responsáveis pelo tráfico na cidade e Região Seridó”, disse.

A Operação Conexão apreendeu 19 quilos de maconha, 90 gramas de cocaína e 700 gramas de crack. Além da droga, foram apreendidas também uma pistola calibre 380 (suspeita de ter sido usada em um homicídio em Caicó), dois revólveres e uma espingarda, nove motos e três veículos, sendo uma caminhoneta A-10, um Prisma (roubado em Natal) e um gol (adulterado). A delegada Sheila explicou que as armas serão utilizadas em uma comparação balística de crimes cometidos em Caicó.

Na opinião do secretário estadual de Segurança Pública e da Defesa Social, Aldair Rocha, o combate às drogas será ainda mais intenso porque o tráfico é responsável por diversos crimes. “Vários crimes são desencadeados por causa do tráfico, inclusive homicídios. Cerca de 90% dos homicídios no RN estão ligados às drogas, por isso queremos continuar contando com a participação da população”, destacou o secretário.
dnonline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário