Maracajá FM










terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Oficina discute níveis de responsabilidades dos governos para o controle da dengue

Representantes do Ministério da Saúde iniciaram, nesta segunda-feira (10), a oficina de elaboração do Plano de Contingência da Dengue no RN junto a técnicos da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e Secretaria Municipal de Natal, no 2º andar da sede da Sesap. Prosseguindo até a próxima sexta-feira (14), a oficina vai discutir as medidas que serão adotadas em cinco áreas do plano: controle vetorial, vigilância epidemiológica, gestão, atenção ao paciente e comunicação e mobilização.
O objetivo é sistematizar as ações para enfrentamento da dengue no Estado, discutindo estratégias para organizar as ações de prevenção e controle da dengue, além de promover assistência adequada ao paciente e garantir acesso, diagnóstico e manejo clínico adequado. Segundo Sílvia Dinara Pereira, responsável técnica pelo Programa Estadual de Controle da Dengue, o novo plano define os níveis de epidemia que amarram bem as responsabilidades de cada ente municipal, estadual e federal. “Estamos em fase de construção. Este é um modelo totalmente novo. Os níveis começam bem antes da epidemia para possibilitar precocemente a tomada de medidas visando ao controle”, disse ela.
A oficina também vai tratar da vigilância epidemiológica, com ênfase na notificação, investigação dos casos e monitoramento dos sorotipos virais para orientar a tomada de decisões e garantir os insumos estratégicos necessários (inseticidas e kits diagnósticos), bem como reduzir a força de transmissão da doença, por meio do controle do mosquito Aedes aegypti e de seus criadouros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário