Maracajá FM










sexta-feira, 22 de novembro de 2013

SUS ampliará acesso a cirurgias de mudança de sexo

Foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 21, que Ministério da Saúde anunciou que vai redefinir e ampliar o acesso a cirurgias de mudança de sexo pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Em setembro, uma decisão judicial determinou que o ministério tomasse as medidas necessárias para facilitar o acesso a cirurgias de transgenitalização e adequação sexual pelo SUS.

Pelas novas diretrizes, o Sistema Único de Saúde deve arcar através das Redes de Atenção Básica, com ações terapêuticas para travestis e transexuais que busquem a cirurgia de mudança de sexo.

Pela decisão anunciada no DOU, fica definida a criação de um Serviço de Atenção Especializado no Processo Transexualizador.

A portaria ainda informa que os hospitais terão 30 dias para se adequar às novas regras, incluindo a criação dos Serviços de Atenção Especializada com médicos das áreas de endocrinologia, ginecologistas, urologistas, obstetras, cirurgiões plásticos, psicólogos e psiquiatras, além de enfermeiros e assistentes sociais.

defato.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário